segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Annie Leibovitz: A vida através das lentes (Annie Leibovitz: Life Through a Lens), 2006

Quem não deseja ser um gênio reconhecido por sua arte? Já conhecia muita fotografia de Annie Leibovitz. Já conhecia um pouco da história dela, do fato de diversos famosos quererem ser fotografados por ela e das dezenas de capas históricas que ela criou para a revista Rolling Stone. Provavelmente, não há uma criatura contemporânea que não conheça um de seus trabalhos. Mas hoje tive contato com a sua video-biografia, que me encheu os olhos e os fez encher de lágrimas por alguns muitos momentos.
Desenvolvo uma teoria particular (sou do tipo que tenho minhas dezenas de teorias particulares) que se torna impossível - ou improvável - surgir um gênio com o passar dos anos. Era muito mais fácil ser mestre da criatividade e das artes no passado, quando não se tinha um mundo de experiências e preceitos históricos e sociais como nos dias de hoje. Isso sem contar com o turbilhão de novas informações que nos tocam por segundo a todo instante. Entretanto, Annie Leibovitz é um pequeno gênio contemporâneo.
O documentário nos aproxima do corpo por detrás daquele artista e nos permite entender de onde vem toda essa inspiração e - por que não? - genialidade. Dirigido por sua irmã Barbara Leibovitz, a biografia nos faz passear por toda a vida dessa mulher que já fotografou desde a Rainha Elizabeth aos mortos na Bósnia. E sua história de vida ultrapassa a mensagem de qualquer fotografia e, apesar de alguns críticos despejarem sobre sua obra (sobretudo a comercial) um caráter descartável e sem conteúdo, podemos perceber, em seu todo, que todas contam uma pequena história e nos apresentam mais do que personagens, mas pessoas. Suas fotografias são vidas, são estranhos conhecidos que a qualquer momento saltarão e lhes contarão sobre os seus conflitos.
O segredo para essa capacidade? Leibovitz nega que tem grandes e genais ideias: "tenho pequenas ideias, tolas". E nas tolices e no inacreditável, que nos surpreendemos com sua capacidade.
Lamento todos os dias da minha vida em não ter nascido há um tempo atrás. Não, não acho que seria um gênio, assim como muito menos acho que serei um dia. Por mais que todo mundo queira, de fato. Queria ter nascido para me drogar ensandecidamente nos anos 70, num clima de contra-cultura aos som de Jagger. Queria ter me chocado e me emocionado ao ver a capa de uma das principais revistas de música do mundo anunciando a morte de John Lennon assim:


Tento imaginar o que é para uma garota de 20 e poucos anos fotografar um dos maiores ídolos de todos os tempos. Mas ela se acostumou, pois sempre viveu perto dos ídolos. Vale ressaltar que o trecho que conta a história da foto acima é um dos mais emocionantes de todos os tempos, com direito a um depoimento da exclusivíssima e reservadíssima Yoko Ono. Emociona. 
Emociona também a relação de Annie com a escritora Susan Sontag, que viveram um romance intenso e dicotômico no sentido de gostos e trabalhos e com a qual a fotografa esteve ao lado até os últimos dias de sua vida. É interessante também, conhecermos o lado humano dessa artista. Ela chora, ela ri, ela lamenta e ela apresenta até mesmos deslizes já cometidos, como é o caso das fotos clássicas ao fundo branco da Rolling Stone. No frescor das juventudes ou no mergulho nas drogas, conhecemos a fotografa, seu passado, sua família, seu lar. 


Brilhante, Annie Leibovitz quebra paradigmas do que seria arte em sua vida ao fotografar Sarajevo durante a guerra. Como ela mesmo diz, após voltar dessa experiência, se torna desnecessário e inútil saber para que lado o rosto da Sharon Stone fica melhor na foto. De qualquer maneira, ela continua a fazer seu trabalho comercial com maestria. (Li em recentes notícias que estava a beira da falência, espero que não seja verdade, mas se for, que sirva de conforto que grandes gênios morreram na miséria)
Um dos documentários mais emocionantes e interessantes na lista de obrigatórios para serem vistos. Quem não conhece, faça esse favor, conheçam esse gênio contemporâneo. Você me agradecerá. 

Veja abaixo alguns dos trabalhos mais importantes (na minha modesta opinião): 








Viu como com certeza você conhece as fotos dela? 

Agora veja o documentário completo: 



Annie Leibovitz – Life Through a Lens from Anne Adler on Vimeo.


Compartilhe esta postagem.
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários:

Postar um comentário